Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Biografia de Alberto Santos Dumont


Alberto Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.
Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906 ele conseguiu a taça de campeão Archdeacan.

 Santos Dumont inventou o relógio de pulso, porque pretendia medir o tempo de vôo de suas aeronaves. Como durante o vôo ele estava com as mãos ocupadas, tinha dificuldade de tirar seu relógio do bolso, então encomendou a de seu amigo joalheiro Louis Cartier, um modelo que ficasse fixo em seu pulso.Isso aconteceu em 1904.

Em 1932, estava com uma profunda depressão originada pelo excesso de trabalho e pelas fortes tensões que sofrera em perigo nos vôos experimentais. Os problemas nervosos e psicológicos se intensificaram com o uso do avião como arma; foi tornando-se cada vez mais solitário e pesaroso. Há cerca de um ano de sua morte, alguns de seus grandes amigos morreram ao cair no mar quando o saudavam em sua chegada ao Brasil em um hidroavião Bleriót batizado com seu nome. Não mais se reestabeleceu. Ver sua invenção como arma na revolução de 32 em seu próprio país foi a “gota d’água” - suicidou-se no dia seguinte, aos 59 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário